Quais cuidados devo ter com o GATO GERIÁTRICO?
A expectativa de vida dos felinos torna-se cada vez maior diante dos avanços na medicina veterinária, da melhora na qualidade nutricional e com o hábito da vida domiciliar, restringindo o felino à vida livre onde ficava exposto ao contágio de doenças infecciosas e traumas.
Podemos classificar os gatos em relação a faixa etária, considerando “meia-idade” (entre 7 a 10 anos), “senis” (entre 11 a 14 anos) e “geriatras” (acima de 15 anos).
Com o envelhecimento algumas mudanças começam a aparecer na vida do felino, como alterações no sono, na higienização, na alimentação, no peso, perda do olfato ou visão, entre outras alterações.
Com o avançar dos anos do gatinho, algumas doenças poderão acompanhar os felinos a partir de quando eles atingirem a meia-idade, como neoplasias, doença renal crônica, hipertireoidismo, alterações cognitivas, entre outras.
É importante que esses felinos sejam acompanhados rotineiramente por um médico veterinário especializado em medicina felina, para que todos os cuidados necessários da espécie sejam tomados preventivamente.
#medicinafelina#felinos#mastervet