Quais cuidados devo ter com meu CÃO E GATO BRAQUICEFÁLICOS?

A síndrome das vias aéreas dos braquicefálicos é uma doença respiratória que acomete cães e gatos com focinho curto. Esta síndrome não é contagiosa, no entanto é transmitida por herança genética.

Eles são famosos pelo focinho achatado, olhos grandes, além de poder apresentar um “ronquinho” bem característico.
Algumas raças que fazem parte desse grupo são: PUG, BULDOGUE (Inglês e Francês), Boston Terrier, Pequinês, Dogue de Bordeaux, SHITH TZU e Boxer, entre tantas outras.

Embora o termo braquicefálico tenha se popularizado através dos caninos, essa é uma característica também vista em algumas raças de GATOS, sendo a mais frequente, a PERSA!

Esses pets costumam desfilar fofura e carisma. Mas essas carinhas de amolecer qualquer coração escondem peculiaridades que exigem atenção redobrada. Os cães e gatos com focinhos achatados são oriundos de mutações genéticas ocasionadas pela interferência do homem na reprodução.

Abaixo mostraremos o “antes e depois” de 2 casos atendidos na Clínica MasterVet.
Esses 2 pacientes apresentavam alterações respiratórias, que foram corrigidas cirurgicamente.

O primeiro caso, foi a nossa paciente filhote de Shith tzu, que apresentava tosse contínua irresponssiva a tratamentos medicamentosos. Ela foi diagnosticada com prolongamento do palato mole (“céu da boca alongado”). Isso pode acontecer porque ocorre uma sobra de pele, no céu da boca, impedindo a passagem de ar necessária.

O segundo caso, foi o nosso paciente Persa de 4 anos de idade, ele apresentava importante estenose das narinas (narinas mais estreitas), diminuindo a passagem de ar.

Por conta desses quadros e outros, não é rara a sensação de que os braquicefálicos estão constantemente ofegantes, com roncos, dificuldade respiratória, tosse, etc.

Hoje os tutores estão felizes e satisfeitos, pois proporcionaram nítida melhora na qualidade de vida dos seus pets.

Se o seu pet é braquicefálico e apresenta estas alterações, procure a clínica MasterVet. Nós ajudaremos o seu pet a ter condições dignas para RESPIRAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *